São Gonçalo se prepara para a grande festa do cordel
- Apologia Brasil

- há 10 horas
- 1 min de leitura
V Concurso Nacional de Literatura de Cordel premia os melhores poetas do país, lança livro e site oficial, e terá transmissão ao vivo pela TV Daki

A Academia Gonçalense de Literatura de Cordel (AGLC) realiza no próximo dia 8 de julho, a partir das 17h, a cerimônia de premiação do V Concurso Nacional de Literatura de Cordel – Troféu Gonçalo Ferreira da Silva. O evento acontece no auditório do Bloco C da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ), campus São Gonçalo, e promete reunir poetas, escritores e apreciadores da cultura popular.
Em sua quinta edição, o concurso trouxe como tema “Adágios, Ditos Populares e suas Corruptelas”, celebrando a sabedoria sintética que o povo brasileiro preserva de geração em geração.
Serão anunciados os dez primeiros colocados em âmbito nacional e os três melhores autores do estado do Rio de Janeiro, que terão seus trabalhos publicados em livro impresso pela editora Apologia Brasil, parceira do concurso desde a sua primeira edição, em 2022.
A programação inclui o lançamento do livro com os cordéis premiados e a entrega de troféus, medalhas, certificados e prêmio em dinheiro. Como novidade, a AGLC também lançará oficialmente seu site, ampliando a presença digital da instituição fundada pelos poetas Zé Salvador e Ezequiel Alcântara.
Para quem não puder comparecer, a cerimônia terá transmissão ao vivo pelo YouTube, na TV Daki. A entrada é gratuita e aberta a todos.
Serviço:
Data: 8 de julho de 2026
Horário: das 17h às 21h
Local: Auditório da FFP-UERJ – Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, São Gonçalo – RJ
Transmissão: TV Daki no YouTube
Entrada: Franca
-Informações: (21) 98027-4279









































Comentários