• Apologia Brasil

Historiador lança livro 'Olhares sobre São Gonçalo'

Livro do professor Rui Aniceto Fernandes será uma das atrações do Flisgo 2022 em comemoração ao aniversário do município, em 22/9

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O professor e historiador Rui Aniceto Fernandes lança, em setembro, mês de aniversário do município de São Gonçalo, sua mais nova obra, Olhares sobre São Gonçalo (Ed. Apologia Brasil: 140 pág.), resultado de pesquisas sobre relatos de viajantes e o inventário material da cidade entre os séculos XVI e XIX.


O livro traz informações curiosas sobre as fazendas erguidas, ritmo de produção e riqueza, distribuição de escravizados por propriedades e as características geográficas e hidrológicas do território, que hoje quase não se veem mais vestígios e até os valores pagos por equivalentes a uma hora-aula para professores.


Digno de nota - além da presença da viajante Maria Grahan nesta obra - é o relato do viajante inglês Thomas Ewbank, na primeira metade do século XIX, sobre a quadrilha cantada pelas moças gonçalenses nos festejos do santo padroeiro:


"São Gonçalo de Amarante

Casamenteiro das Velhas!

Por que não casais as jovens?

Que mal te fizeram elas?"


"Este livro foi pensado em 2008. Naquele momento vivia-se a expectativa de um novo eldorado para a cidade que não chegou. Mas esse sentimento é uma constante ao longo de nossa história. A reunião desses relatos em um livro permite analisar como o local era interpretado por nativos ou alienígenas, em seus períodos históricos, permitindo-nos refletir sobre a historicidade de nosso próprio tempo", observa Fernandes, que é professor titular e chefe do Departamento de Ciências Humanas da FFP-UERJ e autor de diversas outras obras sobre a cidade.


Olhares sobre São Gonçalo é uma realização da UERJ, FFP-UERJ, Núcleo História de São Gonçalo: Memória e Identidade da FFP-UERJ e teve apoio do Porgrama de Pós-graduação em História Social (PPgHS) e Capes.


O livro, que já está em pré-venda, será lançado oficialmente na edição 2022 do Festival Literário Gonçalense (Flisgo), que será realizado entre 22 e 27 de setembro.


Serviço:

Olhares sobre São Gonçalo (2022, 140 págs)

Rui Aniceto Fernandes

Editora Apologia Brasil

Pré-venda: Clique AQUI e faça o pedido.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga