Ensaio analisa os descaminhos do movimento comunitário em São Gonçalo
- Apologia Brasil

- há 2 horas
- 2 min de leitura
Professor Mauricio Mendes de Oliveira, autor de "A República Abençoada de São Gonçalo" (Apologia Brasil, 2014), investiga trajetória das associações de moradores, da solidariedade na autoconstrução à cooptação e esvaziamento político

O movimento comunitário em São Gonçalo é tema de ensaio aprofundado escrito pelo professor de Geografia Mauricio Mendes de Oliveira. No texto "Associações de Moradores em São Gonçalo: os descaminhos do movimento comunitário", o autor percorre a história dessas entidades desde o surgimento, na segunda metade do século XX, até o cenário atual de enfraquecimento e cooptação.
O artigo contextualiza a formação dos bairros gonçalenses a partir da imigração nordestina e mineira e da autoconstrução em regime de mutirão, que gerou laços de solidariedade e a necessidade de organização para reivindicar infraestrutura básica — água, luz, transporte, saúde e educação.
Nos anos 1980 e 1990, impulsionadas pela redemocratização, as associações viveram seu período de maior combatividade, com conquistas importantes em bairros como Jardim Catarina, que chegou a abrigar quatro entidades atuantes.
Oliveira analisa, porém, o progressivo esvaziamento dessas lutas. Fatores como a cooptação de lideranças por cargos comissionados, a baixa escolaridade dos militantes diante do poder técnico do Estado, o desinteresse histórico dos partidos de esquerda pela formação política comunitária e a precarização do trabalho informal contribuíram para a perda de autonomia.
O resultado, segundo o autor, é um movimento tutelado, com participação meramente protocolar em conselhos e conferências, incapaz de pautar questões estruturais como reforma urbana e direito à moradia.
O ensaio integra a coletânea "São Gonçalo Ontem e Hoje: Ensaios sobre o Futuro", organizada por Oswaldo Mendes e Reinaldo Antonio, com lançamento no dia 6 de abril, em sessão solene na Câmara de Vereadores pelos 447 anos da cidade.
A obra, publicada pela Editora Apologia Brasil, reúne reflexões fundamentais sobre a história e os desafios do município.
Tire ainda mais uma provinha do livro ouvindo a "Sonora da Obra" sobre o artigo de Mauricio Mendes.
Serviço
Título: São Gonçalo Ontem e Hoje: ensaios sobre o Futuro
Organização: Oswaldo Mendes e Reinaldo Antonio
Editora: Apologia Brasil
Páginas: 246
Preço: R$ 60,00 (pré-venda)
Onde encontra (clique): Apolozap (21) 971687756









































Comentários