• Apologia Brasil

Novo livro de Mário Lima Jr. revela momento 'barra-pesada' no país

*Por Helcio Albano


Mais uma vez publicamos na Coleção Cadernos do Leste parte da grandiosa produção literária de Mário Lima Jr., que desde 2013, em seu blog e no Jornal Daki, se dedica a compreender e a traduzir, em crônicas semanais, o mundo em que vivemos. Particularmente o “mundo” gonçalense que, convenhamos, não é para os fracos e nem comporta os desabilitados à luta, árida, tantas vezes inglória.


Em 2015 já havíamos publicado o Mensagens ao povo gonçalense, uma coletânea que reuniu 25 crônicas escritas por Lima Jr. que abordaram o cotidiano de São Gonçalo num período de incertezas e deveras conturbado na cidade e no país, tomados, então, por profundas crises econômica e política. A presidente Dilma Rousseff sofreria o impeachment em 2016. O prefeito Mulim escapou de mesmo destino, mas seria preso no ano seguinte, acusado de corrupção.


Agora, em O Brasil não dorme tranquilo: crônicas de tempos difíceis, fizemos um recorte mais barra-pesada dos textos do autor a partir de janeiro de 2019, justamente quando, mais do que um programa, um novo paradigma político ascende ao poder, com as posses do presidente Jair Bolsonaro e do governador do Rio, Wilson Witzel, símbolos máximos de uma brasilidade violenta que subsistia contida, amofinada, e que agora encontra neles representação bruta e inconstrangida, sepultando de vez o mito do brasileiro cordial.


Nas 21 crônicas que abarcam essa obra, o leitor é convidado a refletir sobre o infortúnio, a desgraça diária que alcança os Kauans, Kaios e Joões, todos crianças, que tombam mortos por negligência do Estado, de tiro, numa guerra urbana inútil e perversa que vitima, preferencialmente, pobre, preto e favelado.


Sem o apreço do poder público a valores civilizatórios consagrados, nos resta a barbárie. E resta-nos resignação ou indignação perante o flagelo. Mário Lima Jr. resolveu indignar-se. A fim, quem sabe, que nos indignemos também. E, assim, nos libertarmos desse estado de letargia social que paralisa, aprisiona e nos impede de reagir às injustiças.


Serviço

Obra: O Brasil não dorme tranquilo: crônicas de tempos difíceis (56 págs)

Autor: Mário Lima Jr.

Editora: Apologia Brasil

Ano: 2020

Categoria: Crônicas

Preço: R$ 19,90 (frete incluso) ou R$ 14,90 (Livraria Ler é Arte)

Link direto para compra: https://api.whatsapp.com/send?phone=5521971687756&text=Ol%C3%A1%2C%20desejo%20fazer%20um%20pedido!


#ApologiaBrasil #CadernosDoLeste #Crônicas #MárioLimaJr #Bolsonaro #WilsonWitzel #SãoGonçalo


*Helcio albano é jornalista, editor-chefe do Jornal Daki e editor da obra.


Posts Em Destaque
Posts Recentes