IHGN lança livro de efemérides de Niterói
O Caderno N.º 10: Efemérides Niteroienses atende as demandas de pesquisadores e entusiastas da história da cidade

O Instituto Histórico e Geográfico de Niterói retoma, pela editora Apologia Brasil, a publicação dos seus Cadernos, desta vez com um livro de efemérides da "cidade sorriso", com datas e eventos importantes de sua história ao longo do ano.
O Caderno N.º 10: Efemérides Niteroienses atende as demandas de pesquisadores, de eventos comemorativos e de reflexões sobre seus personagens e marcos históricos, além de trazer curiosidades sobre a cidade, mantendo viva a sua memória.
"A presente obra é fruto da pesquisa histórica realizada em vida pelo Professor Salvador Mata e Silva e por nós resgatada após seu falecimento. Desejamos que pesquisadores possam utilizar nossa obra como ponto de partida para suas pesquisas e que possa contribuir para a divulgação e preservação não só da história de Niterói, mais também da história Fluminense", explica a professora Cristina Pontes, pesquisadora e 1ª secretária do IHGN.
O historiador Salvador Mata e Silva é conhecido por suas contribuições para a preservação da memória histórica de Niterói e, também, de São Gonçalo, sendo autor de várias obras que destacam a história e a cultura dessas cidades. Ele presidiu o IHGN em quatro ocasiões e faleceu no cargo em 2016 aos 73 anos.
"O que prevalece nesta obra é o desejo de rememorar o passado, a partir da diversidade cultural niteroiense, afinal, há tantas memórias coletivas quanto sejam os grupos capazes de produzi-las. Dessa forma, as efemérides, como lugares de memória, contribuem para a construção da identidade de um povo", continuou", o professor e pesquisador Antônio Seixas, vice-presidente da instituição.
O Instituto Histórico e Geográfico de Niterói foi fundado em 31 de julho de 1973. Atualmente o IHGN é presidido por Maria do Carmo de Assumpção Borges.
O último Caderno do IHGN, Bibliografia básica para a História de Niterói, foi publicado em 2007.