top of page

Dos paralelos da Rua Lenor às angústias de Beto no texto de Fábio Fonseca


RESENHA - Carlos Henrique dos Santos (Caíca)

Literatura e vida a andar juntas de mãos dadas sobre os precipícios da existência. Quem existe realmente nas histórias contadas por Fábio Fonseca? Quem narra e quem é narrado? Máscaras e metáforas se multiplicam nos contos do autor e fazem de nós leitores mais que simples leitores, somos também personagens dessas vidas literárias aparentemente tão reais que perpassam suas narrativas.


Para quem conhece e convive com Fábio (como eu) fica a certeza de que a vida nada mais é que uma história contada aos poucos, em frases, sonhos, desejos e uma boa dose de palavras bem organizadas, a ponto de pôr ordem nos caos da literatura nossa de cada dia.


Sim, nossa vida é literatura e nossa literatura é vida em forma de palavras, palavras essas que revelam um autor consciente do seu trabalho e das suas dores. Um autor que brinca a todo momento (será tudo isso verdade? É esse um livro auto-biográfico? Ou tudo não passa de invenção, de artimanha do autor para zombar da gente?). “na falsidade somos mais verdadeiros.” Está escrito em um dos contos, o que pra mim é a frase central e que define o conjunto que harmoniza o livro. É nessa falsidade literária, nessa grande metáfora da nossa existência que transitam as personagens (ou será apenas o personagem?) de Fábio Fonseca: Beto, Ana, Ana e Beto, todos juntos formando um ser apenas, um ser de papel, ossos e sentimentos, sentimentos que latejam, que pulsam, que ardem feito ferida recém adquirida e que guardará suas marcas por muito tempo.


Tempo, elo de partes que se encontram no texto. Ontem e hoje numa constante batalha para ver quem sai vencedor da vida. É no tempo também que se encontram personagens e narrador (quase todos em uma 1ª pessoa camuflada de alter - ego, ou seria o contrário disso?). Como num pequeno quebra-cabeças desses de crianças, com não mais de 60 peças, vamos encontrando ao longo da leitura do livro pequenas e simples partes que ao final se encaixam todas na moldura plena: há aqui uma tentativa de unificação do eu e das partes que o compõem, mas essas mesmas partes estão espalhadas pelos resquícios de passado que, supostamente, modelam a vida dessa narrador-autor-personagem de si mesmo.


Do primeiro passo, em primeira pessoa, da vida e obra metafórica, até o final epistolar, em que um eu não identificado (ou seria o próprio autor a escrever para si mesmo revelando ao leitor toda a verdade por trás da sua ficção?) somos guiados por uma viagem interior em busca do próprio eu, um eu mais real que a ficção pode oferecer, mas acima de tudo um eu ficcional construído por palavras e vida, como a boa literatura normalmente se constrói: pautada no real. Eu esse que se autoanalisa e nos oferece um retrato multifacetado de si mesmo. Um retrato real pintado com as tintas da ficção.


...


Adquira seu exemplar.


fABIO fONSECA


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page